Comprou sua bike ou ainda vai comprar? Saiba que há uma série de equipamentos para levar junto no pacote, para garantir os seus pedais com segurança. Quer saber quais são os principais itens? Continue neste artigo.

Depois de levar uma boa mountain bike, speed, bike urbana, bicicleta dobrável ou outro tipo, você deve também manter os seus pedais mais seguros e tranquilos. Para isso, é preciso tanto levar itens de uso pessoal como aqueles para usar na magrela.

De roupas a equipamentos para a bicicleta, descubra neste artigo, quais são os principais acessórios que você deve ter para começar o seu pedal bem equipado!

Use sempre capacete de ciclismo

Capacete de ciclismo, roupas de ciclismo, ciclista na estrada

O capacete de ciclismo é o primeiro item que deve acompanhar a sua compra de bike nova ou usada. Esse equipamento de proteção é essencial para proteger você contra quedas e outros acidentes. Acredite, um bom capacete salva vidas no meio do trânsito, da estrada ou da trilha.

Dê preferência para um capacete de procedência garantida, com garantia e de boa qualidade. Não hesite em gastar um pouco mais do que pretende, neste item, já que isso vai garantir a sua segurança.

Confira um artigo completo sobre os capacetes de ciclismo!

Coloque uma bermuda para ciclismo para o pedal

A bermuda para ciclismo deveria vir acoplada no selim na bicicleta de todo ciclista iniciante. Brincadeiras à parte, essa roupa é fundamental para que você tenha mais conforto para pedalar, mesmo que for para fazer passeios aos finais de semana.

O item é específico para o exercício e tem tecido respirável, de fácil lavagem e com um forro em espuma. Tudo para facilitar a sua vida quando o pedal termina e você chega em casa com suor, precisando lavar tudo e tomar um banho. Ainda, a bermuda evita assaduras em partes íntimas também.

Vista uma camisa de ciclismo

Camisa de ciclismo, mountain bike

A camisa de ciclismo é mais uma das roupas feitas na medida para a prática desse esporte. O modelo vem com corte mais justo, em tecido respirável para facilitar a sua transpiração e também com bolsos nas costas. Esses espaços servem para você levar seus documentos, barras de cereal, celular e outros itens pequenos.

Há desde modelos simples e sem estampas, aos cheios de desenhos e coloridos, então com certeza você vai encontrar um do jeito que gosta.

Veja um artigo com tudo sobre roupas para ciclismo!

Leve uma caramanhola para se hidratar

A caramanhola pode ter um nome estranho a primeira vista, mas você já conhece esse item. Talvez até já o usou em alguma outra atividade, mesmo que for no seu trabalho ou no dia a dia em casa. Estamos falando da garrafa.

Esse item pode ser tanto de plástico convencional, com bico do tipo “sobe-desce”, como com proteção térmica e com bico giratório. O primeiro modelo já atende bem aos passeios curtos, enquanto o segundo vai te auxiliar principalmente em dias de calor intenso.

Tenha um kit de remendo

Não importa se você ainda não sabe fazer um remendo no pneu da sua nova bike, levar um remendo consigo nos pedais é essencial. Esse item salva você quando o pneu fura, o que podem acontecer em passeios curtos ou longos — o problema aparece em qualquer distância.

De preferência, compre o kit de remendo completo, que vem com espátulas para tirar o pneu da roda, o remendo com cola ou a seco, e também, uma lixa.

Pedale com uma bomba de ar

De nada adianta ter um remendo e a câmara consertada, se você não tiver como enchê-la de ar e colocá-la no pneu.

Para isso, a bomba de ar é imprescindível, afinal, não espere que tenha um posto de gasolina a cada 2 km de pedal, e que todos tenham o compressor de ar funcionando.

Confira um artigo completo sobre bombas de ar!

Separe uma câmara reserva sempre

A câmara reserva funciona como a sua salvaguarda no caso de o remendo não selar o furo direito, ou mesmo de não preencher toda a área do furo.

Então, para ambos casos, use uma câmara nova, mas guarde consigo a câmara velha com o furo. Você pode tentar consertá-la com mais calma, em casa. Se mesmo assim ela não tiver conserto, compre outra câmara para repor a reserva que você instalou na bike.

Escolha a sua luva de ciclismo

Luvas de ciclismo

A luva de ciclismo funciona principalmente para sua proteção em caso de quedas, mas também ajuda na aderência das mãos no guidão. Também, a luva auxilia a ter mais sensibilidade e no aperto dos manetes de freio e nas alavancas de câmbio.

Há modelos com dedos abertos e também os totalmente fechados. A segunda opção protege toda a sua mão contra quedas enquanto a primeira oferece maior alívio no calor, ou seja, tem luvas para cada preferência.

Experimente o bretelle, para melhorar o seu conforto

O bretelle é como uma segunda ou mesmo primeira opção, no lugar da bermuda de ciclismo. Essa peça é parecida com um maiô — isso mesmo — e tem um maior ajuste em relação a bermuda, por causa de alças que ficam presas em seus ombros.

Além disso, a maior parte dos bretelles é confeccionado em material de melhor qualidade, já que são peças de vestuário de ciclismo para performance. O valor pode até ser mais alto do que só a bermuda, mas compensa a longo prazo. A sua saúde e conforto no pedal agradecem.

Use a calça de ciclismo durante o frio

Calça de ciclismo, ciclistas na estrada no inverno

Para os dias frios de pedal, a calça cumpre o papel de manter as suas pernas aquecidas e protegidas do vento “cortante” em cima da bike. O vestuário não é como uma calça comum, de moletom ou outro material, então suas pernas não suam muito e ao mesmo tempo, ficam quentes, principalmente no inverno.

Um ciclista veterano diria que tão importante quanto a sua bicicleta em ordem, é ter itens que vão te ajudar a pedalar melhor. A Bike Registrada assina embaixo com este artigo e ainda relembra que também tão importante quanto pedalar melhor, é pedalar com segurança.

Por isso, registre a sua bicicleta na Bike Registrada e também faça o nosso seguro de bike!