A bike, além de ser um meio de transporte saudável e amigo do meio ambiente, também é excelente para praticar esportes e curtir momentos de lazer em família. Contudo, para pedalar em segurança, conservar sua bicicleta e tomar alguns cuidados com a manutenção correta dos seus equipamentos, sua limpeza e seu armazenamento são fundamentais.

Quem gosta, cuida, não é mesmo? Quando se trata de bens materiais, quanto maior for esse cuidado, mais longa é a vida útil de qualquer tipo de equipamento e acessório, e muito mais seguro é o seu uso.

Por isso, a seguir vamos listar os principais cuidados que você deve tomar para conservar sua bicicleta para assegurar sua maior durabilidade, conforto, evitar acidentes e dores de cabeça com gastos inesperados. Confira:

1. Faça uma limpeza periódica para conservar sua bicicleta

Manter sua bike sempre limpa é a melhor maneira de conservá-la por mais tempo. Faça isso periodicamente — uma vez por semana é ideal — com um pano seco para retirar a sujeira e os resíduos de todos seus componentes.

Em caso de passeios em trilhas, locais com lama, água salgada (maresia) ou na chuva, o que geralmente suja bastante, lave os componentes de sua bike com água e sabão, limpe com uma esponja embebida em produtos não abrasivos e seque com um pano. Uma cobertura de cera garante a limpeza por mais tempo.

2. Utilize lubrificantes

Depois de secar a bike, lubrifique com óleo os componentes móveis de sua bicicleta, como a catraca de marchas, a corrente, os pedais e os rolamentos para evitar a oxidação. Jamais utilize querosene, óleo de cozinha ou algum tipo de solvente para fazer isso (e tome cuidado para não exagerar na quantidade de lubrificante).

3. Retoque a pintura

A pintura é uma das principais armas contra a oxidação da bicicleta. Sempre que observar danos, arranhões ou locais descascados, pinte imediatamente para prevenir contra a ferrugem. Quando não encontrar uma tinta de cor semelhante, utilize esmalte comum, verniz para unhas ou uma base transparente para evitar maiores estragos.

4. Faça ajustes regularmente

Guidão, câmbios, selim, sapatas de freio e parafusos desregulados podem provocar acidentes sérios, causar desconforto durante o pedal e apressar o desgaste de diversos componentes de sua bike, reduzindo a vida útil de seu equipamento.

5. Leve sua bike para um check-up

Fique atento a barulhos estranhos e trepidações diferentes para identificar qualquer tipo de anormalidade em sua bike e, se necessário, encoste sua magrela na oficina mais próxima.

Bicicletas novas geralmente possuem garantia para realizar check-ups gratuitos por um tempo. Nos demais casos, faça a revisão periódica completa em uma oficina de confiança para garantir o funcionamento adequado e aumentar a durabilidade de seu equipamento.

6. Guarde sua bike em ambientes fechados

Tão importante quanto mantê-la limpa é guardar sua bike em locais adequados. Opte sempre por lugares fechados e secos, livres de umidade, sol, chuva e vento, agentes oxidantes e/ou corrosivos metálicos.

Outra dica bacana é guardar sua bike suspensa na parede ou no teto, presa por ganchos, suportes apropriados para bicicletas ou por um sistema de polias.

Agora que você já sabe quais são os principais cuidados que deve ter para conservar sua bicicleta por mais tempo e garantir sua segurança e de sua família durante momentos de lazer, aproveite para seguir nossos canais nas redes sociais — Facebook, Twitter, Instagram e Youtube — e receber outras dicas preciosas como essas!