Se você é do tipo aventureiro e viciado no pedal, sabe que pedalar longas distâncias pode não ser a atividade mais fácil do mundo. É verdade que a experiência é incrível e oferece uma sensação inexplicável, mas exige preparo e cuidados especiais. Para entender melhor o que você deve fazer para ter sucesso, veja algumas dicas que levantamos para este momento. Vamos lá?

1. Alimente-se bem

A alimentação tem um papel muito importante no exercício de alta intensidade — principalmente os que têm uma duração maior. No caso de quem vai pedalar longas distâncias, é sempre bom sair de casa bem alimentado e ter algumas opções para repor a energia.

Nesse caso, você pode levar barrinhas de cereal, sanduíches e frutas. Vale lembrar de não pegar nada muito pesado, pois pode dar aquela sensação de desconforto. Por outro lado, não comer nada pode dar franqueza e até mesmo comprometer o seu desempenho.

Aposte em opções com carboidratos, pois eles oferecem a energia que seu corpo precisa nesses momentos.

2. Não abra mão da hidratação

Atividades de alto impacto precisam de outro cuidado especial: a reposição de água. Como você transpira muito, precisa sempre repor os líquidos, seja com água ou isotônico. Os isotônicos podem ser grandes aliados, pois ajudam a repor os sais minerais perdidos durante o exercício e ainda oferecem mais energia para o desafio.

Caso você não tenha esse hábito, se esforce para beber um pouco de água a cada 20 minutos. Bem hidratado e alimentado, você vai sentir o bem-estar que esse tipo de atividade oferece.

3. Aposte em roupas confortáveis

As roupas usadas nesse momento também são muito importantes. Você deve investir em bermudas e blusas leves, de preferência específicas para a prática do ciclismo — lembre-se de procurar as que favorecem a transpiração. Além disso, as roupas íntimas devem ser folgadas e agradáveis também. Esse detalhe pode parecer bobeira, mas influencia muito na sua pedalada. Há muitos ciclistas que preferem não utilizar roupas íntimas para a pedalada, preferem utilizar apenas as bermudas de ciclismo, mas isso fica a seu critério: leve em consideração o que lhe proporcionar maior conforto. 

Ainda nesse tópico, não se esqueça de um calçado ideal. Você pode investir em uma sapatilha profissional ou em um tênis resistente que lhe ofereça conforto e segurança para pedalar.

4. Evite carregar grandes volumes com você

Como vai pedalar longas distâncias, esqueça a ideia de levar uma mochila muito pesada. O ideal seria não levar nada, mas caso precise, leve apenas o que for extremamente necessário. Existem pequenas bolsas que podem ser afixadas embaixo do banco, muito boas para levar itens como ferramentas, remendos e chaves. Vale a pena dar uma pesquisada. Depois de horas pedalando, quanto menos pesos estiver carregando, melhor será para seu desempenho, pois carregar peso desnecessário trará desconforto e acabará te desconcentrando. Portanto, aposte em outras opções para carregar seus pertences.

5. Leve um protetor solar e repelente

Esses itens são importantíssimos, pois preservam sua pele dos desgastes do sol e ainda dos ataques dos mosquitos — tudo dependendo de onde você vai pedalar. Leve esses produtos com você e não se esqueça de repassá-los de tempos em tempos.

Como você pode perceber, pedalar longas distâncias é ótimo, mas exige preparo. Para não se assustar logo de cara, você pode começar devagar e ir desenvolvendo, mantendo a regularidade e aumentando o ritmo. E claro: não se esqueça de descansar. Essa atitude pode ser difícil para os viciados, mas preserva os seus músculos e te livra de uma lesão.

Se você gostou do nosso conteúdo, conheça nosso guia prático que preparamos para quem vai fazer uma longa viagem de bicicleta! Nos encontramos por lá!