Preparação e práticaTreinos

Confira 4 dicas para melhorar sua performance no ciclismo

Quem pratica ciclismo sabe que aprimorar a técnica e alcançar melhores resultados é um dos fatores que mais motivam os esportistas a pedalarem frequentemente. Porém, após um tempo treinando, melhorar no ciclismo passa a ser um desafio que exige paciência e persistência, a fim de conquistar resultados cada vez mais satisfatórios nas provas.

Para seguir evoluindo no seu esporte favorito, há algumas dicas essenciais que vão desde alimentação adequada até exercícios específicos. No texto de hoje, você vai saber tudo o que precisa fazer para atingir os resultados almejados e ficar cada vez melhor nesse esporte. Continue a leitura e acompanhe!

 

1. Ter uma alimentação equilibrada

É fato que o consumo de proteínas, verduras, legumes e carboidratos complexos ajudam o corpo na recomposição e fortalecimento dos músculos. Uma dieta equilibrada ajuda ainda na manutenção do peso, imprescindível para conseguir uma boa aerodinâmica na hora de ganhar velocidade nas provas.

O consumo da cafeína também se mostra válido para provas mais curtas. Consumindo a substância uma hora antes da prova, o sistema nervoso central é ativado, oferecendo uma melhor performance nos exercícios aeróbicos e de força.

2. Praticar exercícios pliométricos

Atividades pliométricas são aquelas de alta intensidade usando o próprio peso corporal ou feito com cargas leves. Essa prática é muito importante para o ciclista, já que pode ajudá-lo a aprender como economizar movimentos, o que é essencial na performance da aerodinâmica da bike, garantindo um desempenho mais ágil e rápido nos pedais.

Exercícios como agachamento com barras, salto sobre o caixote e salto no quadrado (saltando dentro e fora de um quadro desenhado no chão em todos os seus lados) são alguns dos mais indicados para os ciclistas que desejam aperfeiçoar suas técnicas de economia de movimento.

3. Aprofundar-se nos detalhes da prova

Um bom atleta não é apenas aquele bem preparado fisicamente, mas sim aquele que pensa em novas táticas e procura manter uma boa estratégia em seus treinos e provas. Estudar e conhecer o percurso, sabendo os pontos de aceleração máxima e quais são os locais que exigem maior esforço pode fazer a diferença.

Conhecer seus concorrentes também é outra dica muito importante que pode te ajudar a conquistar melhores resultados. Saiba os pontos fortes e fracos de cada um deles e faça treinos tendo como base superá-los.

4. Apostar em bons equipamentos

Pode parecer clichê, mas cada equipamento tem uma função imprescindível no sucesso de uma prova de ciclismo. Bicicletas mais leves, de carbono, peças de boa qualidade, vestuário confortável e especial para a prática de cada modalidade e adequados para a condição meteorológica do dia da prova podem fazer toda a diferença.

Para melhorar no ciclismo e transformar sua performance nos pedais é preciso prestar muita atenção em tudo o que envolve a prática, desde as estratégias para alcançar os outros competidores até o empenho para aprender como economizar movimentos, como você pôde ver nas nossas dicas. Seguindo-as e apostando em muito estudo e treino, os resultados melhoram ao longo do tempo, tornando a prática ainda mais prazerosa.

Gostou do nosso post de hoje? Siga nossas redes sociais e fique sempre ligado em nossos conteúdos sobre performance e ciclismo.

Artigos relacionados
DicasPreparação e prática

Entregador de bike: o que é e como funciona

Quem gosta de pedalar e está desempregado ou é autônomo, acaba vendo a opção de entregador de…
Leia mais
EstudosNotíciasTreinos

Descobrindo o poder do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) no ciclismo

O ciclismo, mais do que um simples meio de transporte ou uma atividade de lazer, é uma paixão que…
Leia mais
DicasPreparação e prática

Dicas para ciclistas: 6 erros comuns de quem pedala

O uso da bicicleta para realização de atividade física, lazer, esporte ou mesmo como veículo vem…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?