O uso de bikes no Brasil cresce cada vez mais, e com isso, infelizmente o roubo de bicicletas também aumentou. Mas graças à tecnologia e novos serviços desenvolvidos para o mundo das bicicletas, recuperar uma bike roubada não é mais uma tarefa impossível.

Desde o momento da compra da bicicleta, há vários meios de se proteger e garantir a recuperação da bike roubada. 

Até entrarmos na parte de resgatar a bike roubada, temos um caminho com dicas para antes e depois do roubo. Siga o passo a passo.

Antes do roubo, as precauções!

  • Recuperar uma bike roubada exige antes sua nota fiscal.
  • Digitalizar documentos e tirar fotos da bike.
  • Criar uma ‘marca pessoal na bike’.
  • Registrar a bike num sistema de dados.
  • Fazer um seguro da bike.

Depois do roubo, as ações imediatas!

  • Fazer um boletim de ocorrência policial.
  • Acionar o alerta de roubo da bike, no aplicativo.
  • Contatar a seguradora da bike.

Recuperar uma bike roubada exige antes sua nota fiscal

Você já escolheu a sua bike e foi à loja comprá-la? É hora de passar no caixa e pedir sua nota fiscal!

A nota fiscal é um documento que detalha o modelo e especificações da bicicleta, além de registar outras informações da compra na loja.

Além da nota, você também pode perguntar ao lojista se há mais documentos da bike. Manuais dos fabricantes do quadro e outras peças podem vir em alguns modelos de bicicletas. Leve esses papéis para casa juntos com sua bike!

Com os comprovantes em mãos, já é mais do que um bom começo para reaver sua bike, se for roubada, com mais rapidez.

E claro, no momento da compra, aproveite para tirar aquela foto na loja, comemorando a bike nova, e postar em suas redes sociais. Além de registrar o seu novo orgulho ciclístico, logo mais à frente você verá que essa imagem será muito importante!

Digitalizar documentos e tirar fotos da bike

Agora que você já está com sua bike em casa, é hora de arrumar um cantinho legal para tirar boas fotos dela!

Tire fotos de vários ângulos, tanto abertos como dos detalhes de cada peça e quadro. Isso garante um arquivo mais completo sobre ela.

Nessa hora, vire sua bike com as rodas pra cima, e veja que na área da caixa de centro, há marcações numéricas. Esses são os números do quadro, e você deve bater uma boa foto deles. Para as bikes, eles funcionam como o número de chassi dos carros. Ou seja, são únicos de cada exemplar. Confira aqui o vídeo sobre como verificar o número de série da sua bicicleta.

Além das fotos, digitalize e guarde bem a nota fiscal e outros documentos que são de papel. Com o tempo eles vão deteriorar, já o arquivo digital pode resistir num HD ou nuvem de arquivos!

Viu como a era digital trouxe muitos benefícios até na hora de recuperar uma bike roubada?

Criar uma ‘marca pessoal na bike’

Muitos ciclistas modificam sua bike para ficar com a ‘cara deles’.

Pode ser desde uma fitinha amarrada ao guidão a uma pintura num bagageiro ou rodas. Isso vai fazer com a sua identificação da bike seja imediata, além de dar seu toque à magrela.

Afinal, recuperar uma bike roubada com um detalhe exclusivo que você sabe onde está é mais fácil!

Uma dica importante é que com o uso, muitas bikes acabam ganhando novas peças e acessórios. Tirar fotos que comprovem as mudanças também é uma ótima ideia!

Registrar a bike num sistema de dados

Com tudo isso arquivado, já é hora de pedalar! Não, calma!

Vamos colocar a bike num registro de bicicletas agora, em que ela ficará disponível para outras pessoas acessarem suas características e as de seu dono.

O serviço 100% gratuito feito de forma online é uma grande rede onde ciclistas registram suas bikes, com o objetivo de conhecer seus verdadeiros donos.

Além disso, o sistema é integrado a vários órgãos de segurança pública e lojistas, e é possível ver se a bike está em situação de roubo ou não.

Além desse registro, você também pode adquirir um selo Bike Registrada. Nele, há um QR Code, que é lido pelo app do sistema e permite a rápida identificação da situação da bike e contatos de seu dono.

Fazer um seguro da bike

“Já posso pedalar?” Quase…

A primeira palavra que define um bom pedal é segurança. E fazer um seguro da bike é simples e vai te trazer mais liberdade na hora de pedalar.

Agora todas as etapas de que falamos até agora farão mais sentido! Com as fotos e documentos digitais, é só entrar em contato com a seguradora de bicicletas.

Além de ser prático fazer um seguro de bike, quando não é possível recuperar uma bike roubada, esse também é um meio de obter uma nova!

No mercado, há tipos de seguros bem flexíveis que trabalham as necessidades de cada caso. Além do Bike Registrada disponibilizar o registro de bikes, também trabalha com um modelo de seguro novo. Você pode acessar o serviço em seguro.bikeregistrada.com.br

Fazer um boletim de ocorrência policial

Sabemos que esse momento é chato, mas para recuperar uma bike roubada, você deve fazer esses procedimentos.

Depois do roubo, procure amigos ou familiares para te acompanharem e vá registrar um boletim de ocorrência numa delegacia policial. Leve o número do quadro, e os arquivos de nota fiscal e fotos.

Além de fornecer esses dados como provas, a corporação de alguns estados brasileiros já utiliza o sistema de registro de bicicletas integrado às bases de dados oficiais. E com os documentos na base, a identificação da bike é mais rápida!

Acionar o alerta de roubo da bike, no aplicativo

Tanto no seu celular, como em notebooks e desktops, você pode acionar o alerta de roubo de bike. Com esse alerta ativo, qualquer loja, órgão público de defesa, e ciclista que têm acesso ao sistema, vai saber que sua bike foi roubada.

E uma vez que seus dados estão no sistema, você será notificado sobre a recuperação da bike! Hoje, recuperar uma bike roubada é uma realidade de alguns toques na tela de um celular!

Contatar a seguradora da bike

Logo após o roubo ou o furto da bike você deve entrar em contato com a seguradora. Enviar um e-mail ou acessar o serviço de atendimento online poupa seu tempo e agiliza a ação da seguradora.

Com o valor ressarcido, é hora de aplicar em outra bike nova.

Fazer esse passo a passo pode parecer trabalhoso, mas o quanto antes fizer essas dicas, mais fácil será recuperar uma bike roubada. Se você ainda não conhece o sistema de registro de bicicletas, acesse e veja as vantagens. E além disso, estamos trabalhando com um novo seguro de bike. Entre em contato com a gente!