Nunca é tarde para começar algo, e principalmente, para voltar a fazer alguma atividade. Se você passou dos 60 anos ou está chegando nessa idade, e busca novas atividades para colocar em seu dia a dia, o ciclismo é uma ótima pedida. Conheça agora todos os benefícios da bike na terceira idade e se prepare para os pedais!

Com o aumento das ciclovias e ciclofaixas no Brasil, muita gente colocou suas bikes para rodar novamente. E nessa retomada, senhores e senhoras que já haviam “aposentado suas magrelas” viram nas vias sinalizadas a chance de colocar o corpo em dia!

As vantagens da bike na terceira idade são imensas, e farão de você, um novo atleta. Confira os ganhos à saúde e prepare sua bicicleta!

Bike na terceira idade aumenta a resistência muscular

Toda atividade física feita de forma regular contribui para o fortalecimento dos músculos. E no ciclismo, as pernas e demais membros inferiores, além do abdômen, são reforçados com a prática do pedal.

Fazer percursos curtos e frequentes aumenta a resistência muscular a ponto de, em poucas semanas, fazer com que você amplie o trajeto e a dificuldade.

Ajuda a emagrecer

O ciclismo, seja em qualquer modalidade escolhida, ajuda a emagrecer sem gerar um grande desgaste físico. A atividade queima calorias que, quando ficam num organismo sedentário, se transformam em gordura.

E se você pensa que é necessário praticar a atividade diariamente para ter esse efeito, não se engane. Pedalar durante 30 minutos, de duas a três vezes por semana, já traz bons resultados na hora de subir na balança!

Favorece a circulação sanguínea

Pedalar faz com que seu corpo exija mais oxigênio e sangue correndo por ele, para dar conta do recado. E com o exercício, a sua circulação sanguínea ficará mais fluída, fazendo com que seu organismo responda bem a qualquer atividade que exija força e fôlego.

A circulação sanguínea equilibrada ainda evita problemas nas artérias e veias, e melhora a capacidade do coração!

Regula a pressão arterial

Colocar a bike na terceira idade faz com que a saúde cardiovascular fique de ponta! E com essa melhora a pressão fica regulada tanto para quem tem a perigosa pressão alta, quanto para quem tem pressão baixa.

Pedalar com frequência evita que problemas relacionados às pressões alta ou baixa, como infartos, derrames, e os desmaios, apareçam.

Controla os níveis de glicose e colesterol ruim (LDL)

Vamos agora aos exames médicos! Se você tem diabetes, ou se as suas taxas de glicose ou colesterol ruim (LDL), estão altas, comece a pedalar já.

Alguns desses problemas são comuns entre pessoas da terceira idade, e geram muitas consultas, exames, e também despesas com medicamentos. Pedalar faz com que esses níveis diminuam consideravelmente. Já pensou que o pedal pode fazer você parar de tomar alguns remédios?

Melhora a capacidade de respiração

Essa é uma das grandes vantagens de usar a bike na terceira idade, por gerar fôlego para todos os momentos fora dos pedais.

Pedalar é uma atividade que requer uma boa capacidade dos pulmões, para enfrentar principalmente as subidas. Pedalar frequentemente faz com que a respiração seus pulmões fiquem cada vez mais fortes para aguentar longas pedaladas!

Reforça a saúde mental

Na maioria das vezes, chegar à terceira idade é sinônimo de parar de trabalhar. E nessa hora é bom ter um planejamento de atividades para colocar na rotina e evitar uma vida parada.

Encaixar a bicicleta como uma tarefa do dia vai ocupar boa parte do seu tempo e trazer muita saúde mental, de diversas formas. Pedalar aumenta os níveis de serotonina e endorfina, neurotransmissores que trazem a sensação de bem-estar e prazer ao cérebro.

Esse benefício, aliado ao fortalecimento do corpo, traz mais disposição e ânimo. Além desse avanço, pedalar é uma atividade que proporciona socialização. Não é à toa que muita gente que começa a andar de bike sozinha, em pouco tempo está num grupo com mais de 10 ciclistas.

E se você acha que terá dificuldades em encontrar sua turma, acalme-se, há grupos para bike na terceira idade em várias cidades do país. Assim todo mundo se acompanha tanto nas conversas como no ritmo do pedal!

Antes de encarar retas, subidas e descidas sob as duas rodas, veja essas dicas importantes:

Depois de retirar sua bike da garagem, leve-a para uma oficina especializada para fazer uma revisão. Afinal, ela também merece cuidados e precisa garantir sua segurança no pedal.

A bike na terceira idade é lazer, esporte e diversão, numa atividade só. Se você precisa comprar uma bicicleta para começar ou voltar a pedalar, leia o nosso artigo para escolher uma bike nova!