CriançasPreparação e prática

Bicicleta para crianças: confira dicas e modelos ideais

Que pai ou mãe ciclista que não quer ensinar e ver o filho ou a filha criança pedalando? Esse momento é ideal para incentivar o seu pequeno no esporte, e ainda reforçar o relacionamento entre família. Mas, na hora de escolher a bicicleta para crianças, você deve se atentar para garantir a total segurança deles!

Para muito além de adesivos de personagens infantis no quadro de uma bicicleta para criança, esse “brinquedo” deve ser tão seguro quanto uma magrela para adultos. Ou seja, antes de tudo, essa bicicleta é para pedalar mesmo, e incentivar o seu garoto ou garota a praticar essa atividade.

Para colocar os pés do seu pequeno no pedal, com segurança e com os ajustes para a idade e altura dele, confira este artigo com várias dicas sobre o assunto!

 

Bicicleta para crianças: dicas para você acertar na escolha

Você é detalhista com a sua bicicleta e sempre quer uma peça para melhorar seu desempenho e segurança? Pois deve ser assim também na hora de escolher a bicicleta para crianças. Fique de olho em todas as dicas!

Tamanho de aro adequado

O tamanho da bicicleta para crianças influencia muito na pedalada e segurança do pequeno, assim como nas bikes de adulto. O que difere essa categoria para a dos mais velhos, é que há vários tamanhos de aro de bike, e cada um atende melhor uma faixa etária.

Aro 12

O aro de base para qualquer criança começar a pedalar. No mercado, você pode até encontrar bicicletas infantis de aro menor, porém, o aro 12 é o mais fácil de encontrar e fazer reparos quando precisar.

Crianças entre 1 e 4 anos podem usar essa bike numa boa, já que o tamanho é adequado para a estatura média delas.

bicicletas para criançasbicicleta para crianças

Aro 16

O aro 16 já é um degrau acima, e é voltado para crianças entre 4 e 6 anos. As rodas maiores já fazem com que a altura da criança sobre o selim, fique maior, o que requer muitas vezes o uso de rodinhas laterais para eles alcançarem o chão.

Aro 20

Depois dos 7 anos, a bike infantil mais indicada é a de aro 20 — tamanho ideal para crianças de estatura acima de 1,20m.

Alguns modelos de bicicleta para crianças com aro 20, acompanham rodinhas laterais. Porém, muitas vezes a criança já até aprendeu a se equilibrar e a pedalar com as próprias pernas a essa altura do campeonato, o que elimina o uso desse recurso.

Aro 24

O aro 24 é o divisor entre os ciclistas ainda crianças e os adultos, mas também se encaixa na categoria de bicicleta para crianças.

Quando a criança atinge 8 ou 9 anos, já pode partir para esse aro de bike. Já se ela tiver 1,50m ou muito perto dessa altura, é melhor pegar uma que bike aro 26 logo!

Rodinhas laterais

O uso de rodinhas é preciso ainda, já que não se nasce sabendo se equilibrar em cima de duas rodas e um par de pedais.

Porém, é importante que a criança não fique presa a esse recurso por muito tempo, já que ela precisará desenvolver sua coordenação e segurança para o esporte. Então, você deverá assumir o papel de paizão ou mãezona e encorajar seu pequeno a pedalar sem as rodinhas, e claro, dar o apoio na prática para isso acontecer.

Bike de equilíbrio

Uma opção bastante viável para um pequeno entre 1 e 3 anos aprender a pedalar, são as bikes de equilíbrio.

O equipamento consiste em uma bike com freio traseiro, ou sem ele, quadro, selim, e não tem pedais. Isso é proposital para que a criança ande com a bike, pegue impulso e deixe a bicicletinha levá-la sem precisar pedalar. Intuitivamente a criança tira os pés do chão e aprende a se equilibrar!

Marchas

Boa parte dos modelos de bike para pequenos que têm no mercado, não contam com marchas. Esse recurso não é extremamente necessário a uma criança, já que ela não fará trilhas pesadas ou pegará estradas longas.

Porém, para crianças maiores você pode optar por modelos com marchas traseiras. Assim, sua criança conseguirá pedalar com você por mais locais, sem sofrer tanto em subidas e descidas, e ainda não se atrapalhar com trocador e marchas dianteiras.

Além da própria bike para pequenos, arrume um capacete e, se for preciso, joelheiras e cotoveleiras para a criança, e sempre pedale por locais planos e seguros. É comum que crianças caiam e pedalem em ziguezague no começo, então essas são outras dicas que não podem faltar para que seu pequeno comece muito bem no pedal!

Fique sempre por dentro de dicas e novidades do ciclismo, seja para os pequenos ou para os grandões! Assine a newsletter da Bike Registrada!

Artigos relacionados
EstudosPreparação e práticaSaúde e bem-estar

Estudo mostra como a posição do ciclista impacta na dor lombar e como prevenir

A dor lombar é uma realidade comum e desafiadora para muitos ciclistas, afetando tanto amadores…
Leia mais
DicasPreparação e prática

Entregador de bike: o que é e como funciona

Quem gosta de pedalar e está desempregado ou é autônomo, acaba vendo a opção de entregador de…
Leia mais
Crianças

Dicas para escolher uma cadeirinha de bicicleta dianteira

 Imagine a cena: você, pedalando tranquilamente, enquanto seu pequeno aventureiro descobre o mundo…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?