NotíciasNovidades

App para ciclistas: confira os 7 melhores

A exemplo de outras atividades, a prática do pedal tem sido bastante influenciada pela evolução da tecnologia e dos recursos de comunicação. Não estamos falando apenas dos equipamentos de apoio acoplados à bike (como os ciclocomputadores), mas de aplicativos específicos para ciclismo, que podem ajudar no seu desempenho e até mesmo na seleção dos roteiros que irá seguir.

Seja você um ciclista urbano, de estrada ou montanha, não importa. Certamente existe um app para ciclistas que vai oferecer alguma função importante e se tornar seu mais novo parceiro de pedal. Para ajudá-lo na escolha, vamos enumerar neste post 7 aplicativos gratuitos que valem o download. Boa leitura!

1. Strava

Com recursos que lembram uma rede social — talvez um dos motivos de sua imensa popularidade —, o app oferece monitoramento do treino, medindo dados como velocidade, distância e ritmo do pedal, compartilhando essas informações com seus amigos.

Mais que isso, ele efetua uma comparação do seu desempenho com tentativas anteriores, o que pode ser útil para avaliar a evolução naquele trajeto. E faz um ranking de outros ciclistas que já fizeram o mesmo trecho, criando uma saudável competição entre os usuários. Com versão em português e gratuita, o Strava pode ser baixado para iOS e Android.

2. Reparação de Bicicletas

Apesar de ser encontrado na busca com o nome em português, o aplicativo oferece apenas uma versão em inglês (para Android). Ainda assim, se você conhece o básico do idioma, pode tirar bastante proveito das dicas sobre como efetuar pequenos reparos gerais no equipamento.

3. Bike Map

Para quem não gosta de fazer sempre o mesmo percurso e adora descobrir novas rotas, o Bike Map (Android) é um app para ciclistas que justifica plenamente o uso. Com mais de 3 milhões de roteiros em 80 países, incluídos pelos próprios ciclistas, ele permite encontrar caminhos a partir de uma série de filtros de pesquisa.

Você pode ainda avaliar as rotas e compartilhar os dados com outras pessoas. Na versão paga, o aplicativo permite a navegação offline, o que proporciona economia no consumo de seu plano de dados.

4. Wikiloc

Similar ao anterior, mas com versão também para iOS além do Android e opção em português, o Wikiloc contém nada menos que 7 milhões de trilhas, criadas e compartilhadas por 3 milhões de usuários em todo o mundo.

O diferencial desse app para ciclistas é que oferece mapas offline — mesmo na versão gratuita — e monitoramento ao vivo do percurso. Embora não seja exclusivo para ciclismo, é possível filtrar a busca para trilhas para esse esporte, além de uma série de outras opções como extensão, tempo e grau de dificuldade exigido.

5. Treinamento de ciclismo

Indicado tanto para quem já pedala e tem por objetivo melhorar a performance, quanto para os iniciantes no esporte, esse aplicativo em inglês (Android) está repleto de dicas para manutenção da bike, rotinas de treinamento e vídeos-aulas para aprimorar força e resistência.

6. Cycling News

Se você gosta de estar bem informado mesmo quando não está pedalando, o Cycling News é um app para ciclistas que pode se configurar numa escolha adequada. Excelente fonte de informação, o app traz notícias atualizadas do mundo do ciclismo — em inglês —, além de podcasts, vídeos, resultados de competições e muito mais. Disponível para dispositivos com Android.

7. Bike Registrada

Cada vez mais, as bikes são alvo da cobiça de criminosos, o que exige de seus donos alguns cuidados relacionados à segurança. Por isso, registrar as informações da bike, incluindo dados sobre a propriedade que possam ser consultados por outros usuários, é uma excelente ideia. Isso inibe a ação dos bandidos, que terão dificuldades para “repassar” uma bike que está registrada em nome de terceiros.

Essa é a proposta do app para ciclistas Bike Registrada (Android e iOS), que permite ainda que sejam emitidos alertas de roubo e que usuários que identificarem uma bicicleta nessa condição possam enviar uma mensagem diretamente ao dono original, informando sobre a localização da bike.

Afinal, que app para ciclistas devo escolher?

Como você pôde perceber, existem aplicativos para todos os gostos e tipos de ciclista. Já que todas as opções da lista que apresentamos são gratuitas, nossa sugestão é que você baixe e teste cada uma delas, identificando aquelas que mais se adequam às suas necessidades.

Falando nisso, que tal começar pelo download da Bike Registrada, como forma de aumentar gratuitamente a segurança da sua parceira de pedal? Bora lá?

Artigos relacionados
EstudosNotíciasTreinos

Descobrindo o poder do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) no ciclismo

O ciclismo, mais do que um simples meio de transporte ou uma atividade de lazer, é uma paixão que…
Leia mais
CompetiçõesEsporte e FitnessNotícias

Conheça o XTERRA, esse incrível campeonato brasileiro (2024)

O XTERRA é uma competição com diversas etapas disputada no Brasil, originado nas ilhas do Havaí…
Leia mais
Novidades

Descubra a Velocio Recon: estilo e conforto para ciclistas dentro e fora das estradas

No mundo do ciclismo, a busca por roupas que combinem funcionalidade e estilo nunca termina. A linha…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?