Segurança do Ciclista

Acidente de bike: o que fazer seu eu ou um amigo se acidentar

Você está pedalando em grupo em uma trilha, estrada ou na cidade mesmo, quando de repente, alguém cai e se machuca. Todos param, e você se pergunta “o que devo fazer agora”? Essa situação pode acontecer hora ou outra com seus parceiros ou com si mesmo. Por isso, é preciso saber como agir em um acidente de bike.

Tanto nos casos simples, quando a pessoa se levanta e “sacode a poeira”, quanto naqueles em que ela não dá sinais de consciência, é preciso agir rápido. Quando acidente de bike acontece, cada segundo é valioso e pode salvar uma vida.

Portanto, aprenda neste post, como agir quando um parceiro cair de bike, para conseguir ajudá-lo a tempo!

 

Como agir em acidente de bike

Mantenha a calma

Esse é o primeiro passo a ser feito em um acidente de bike e que vai guiar e garantir que todos os outros em seguida, tenham êxito.

Respirar fundo e se controlar vai assegurar que você fique com a cabeça fria para raciocinar e tomar as atitudes necessárias para ajudar a pessoa acidentada.

Sinalize a via

Independente de onde vocês estiverem, na trilha ou no asfalto, é preciso sinalizar a via. Isso garante a segurança tanto do acidentado quanto das pessoas que passam por ali.

É comum que em uma área de acidente, outro aconteça em seguida, por causa de pessoas na via e carros parados onde veículos em alta velocidade trafegam.

Para isso, use algum objeto de cor aparente, como se fosse um triângulo, para chamar a atenção de quem está vindo em direção ao local do acidente. Nessa hora, vale tudo, pode ser uma camisa, ou mesmo as bikes paradas com as iluminações ligadas.

Garanta a segurança do acidentado

O acidentado precisa ficar fora do alcance do sol e da chuva, então, é ideal que ele fique na sombra. Porém, em casos de fraturas e outros em que a pessoa sente dor quando se mexe, só é possível removê-la com a chegada de uma equipe médica.

No entanto, providencie barreiras para o sol ou chuva, como roupas, panos e outros artigos. Só remova mesmo a vítima se caso o espaço em que ela estiver, oferecer risco para ela.

Se você estiver sozinho, peça ajuda para outras pessoas no entorno, e sempre faça isso com muito cuidado.

Verifique se a pessoa está consciente

Veja se o acidentado está consciente e sabe o está acontecendo ou tem dificuldades como confusão mental, visão dupla, ou outro sintoma.

Pergunte a pessoa quem ela é, o que estava fazendo antes de cair, se conhece você, qual é o endereço de casa. Esses e outros questionamentos verificam a lucidez da pessoa.

Cheque os sinais vitais do ciclista

Principalmente nos casos de quedas e acidentes em que a pessoa fica no chão imobilizada, cheque os sinais vitais dela. E isso vale mesmo depois de fazer os outros procedimentos.

O primeiro passo é checar a pulsação, que pode ser conferida no pulso, com os dedos indicador e médio apoiados nele. Os batimentos também podem ser checados no pescoço, com os mesmos dedos sobre a veia carótida.

Já a outra checagem é a de respiração, que é feita coma mão apoiada sobre o peito da pessoa, para sentir se há o movimento de inflação e contração.

Procure por socorro

Mesmo que haja um médico no grupo do pedal, ou você seja esse profissional, às vezes é preciso recorrer a um suporte imediato para levar o acidentado a um hospital. Nesses casos, ligue para o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar ou o SAMU de acordo com a sua cidade.

Junto a esse tópico, é essencial que você tenha um celular para conseguir se comunicar com esses órgãos. Ainda, se caso o lugar em que vocês estejam seja distante, recorra ao GPS e pegue as coordenadas para repassar ao atendente durante a ligação.

Use o Bike Vida da Bike Registrada

Para se prevenir sempre em casos e acidentes, é essencial ter à mão informações importantes que salvam a vida de ciclistas. O Bike Vida é um serviço da Bike Registrada com esse fim.

No app da Bike Registrada, onde você cadastra sua bicicleta com as informações sobre ela, para se proteger contra furtos e roubos, há também o Bike Vida.

Na função, você pode colocar informações como:

  • contato de emergência;
  • tipo sanguíneo;
  • problemas de saúde existentes;
  • medicamentos que faz uso;
  • se tem alguma alergia.

Usar a Bike Vida exige o cadastro no sistema da Bike Registrada, para que a pessoa consulte pelo número do quadro, as informações médicas da pessoa.

Ainda, para reforçar e agilizar ainda mais esse sistema, usar o Selo de Segurança Bike Registrada agiliza mais esse momento em que cada segundo é vital. Com a consulta do selo, através de um QR Code, você pode visualizar no smartphone, as informações do Bike Vida da pessoa.

O uso de tecnologias facilita ainda mais a solução de emergências como os acidentes de bicicleta. Por isso, é importante usar mais essa ferramenta, além de seguir todos os outros passos deste post, para garantir eficiência em urgências.

BAIXE O APP GRATUITO DA BIKE REGISTRADA ABAIXO, CADASTRE-SE E PREENCHA O BIKE VIDA COM SUAS INFORMAÇÕES MÉDICAS!

Não se esqueça de compartilhar este post com seus amigos e familiares, para eles usarem o app! Outra boa dica é assinar o nosso seguro de bike. Clique na imagem abaixo e veja como ele pode te ajudar nessas e em outras situações.

Artigos relacionados
Segurança do Ciclista

Bicicleta motorizada 50cc: é necessária habilitação?

No coração da mobilidade urbana, as bicicletas motorizadas 50cc surgem como uma solução…
Leia mais
Esporte e FitnessMTBSegurança do Ciclista

Equipamentos de segurança para MTB: o que você precisa para trilhas seguras

Aventurar-se por trilhas de mountain bike é uma experiência sem igual. Entre subidas desafiadoras…
Leia mais
Segurança do Ciclista

Como prevenir acidente e atropelamento de ciclista

Sair para fazer um pedal na estrada é sua praia? Então você deve ficar atento para evitar muitos…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?