Existem vários aplicativos que podem nos ajudar muito em nossas pedaladas, seja por criar um senso de competição, monitorar nosso corpo, fornecer informações úteis sobre nosso ritmo, mostrar caminhos e até por segurança. Pesquisamos vários aplicativos para ciclistas e listamos os mais interessantes da atualidade.

Endomondo

Esse app é muito interessante para quem gosta de competir com amigos, já que é possível criar desafios virtuais para determinados trechos, através da geolocalização. Essa competição pode, inclusive, ser um grande incentivo para pedalar mais. Além disso, o Endomondo ainda mostra mapas, ritmo cardíaco e calorias queimadas durante o trajeto, desde que você utilize um smartwatch, já que ele tem uma ótima conectividade com esses dispositivos. O melhor de tudo é que ele é gratuito e está disponível para todos os celulares.

CycleDroid e LiveRider

Estes dois aplicativos tem basicamente as mesmas funções úteis no monitoramento das pedaladas, controlando velocidade, cadência, batimentos cardíacos, altitude e outros fatores. O que faz com que ambos se destaquem é que, após cada sessão, é possível exportar os dados e transformá-los em planilhas e gráficos, gerando uma melhor análise do desempenho. A diferença é que o CycleDroid é para Android, enquanto o LiveRider é para iOS.

BikeMap

Esse é o aplicativo ideal para quando você está com vontade de pedalar, mas não sabe aonde ir. Nele, você insere quantos quilômetros pretende andar e de onde pretende partir. Após isso, o aplicativo fornecerá ideias de rotas agradáveis para fazer. Atualmente, a base de dados do app conta com quase 2 milhões de rotas. Ele está disponível apenas para o sistema Android, mas é possível acessar pelo navegador.

BikeRegistrada

Com o nosso aplicativo, você deixará a sua bicicleta mais segura contra roubos e furtos. Fazendo o registro da sua bike, você poderá impedir que a sua bicicleta seja comprada ilegalmente por outra pessoa, já que o app permite facilmente identificar se a bike é roubada.

Bike Repair

Como o nome indica, esse aplicativo funciona como um guia completo para quem tem problemas na bicicleta e pretende fazer a manutenção sozinho. O app ajuda a identificar o problema e conta com mais de 95 dicas de reparos, trazendo fotos e vídeos em alta qualidade, com foco nas partes da bicicleta e uma maneira didática de ensinar. Além disso, ele também ajuda a identificar as dores no corpo mais comuns entre os ciclistas e o que você pode mudar em sua bicicleta para aliviá-las. O Bike Repair não é gratuito, mas a qualidade do conteúdo compensa o pequeno investimento.

Sports Tracker

O Sports Tracker tem funções de monitoramento semelhantes à de alguns aplicativos que citamos anteriormente. A diferença é que ele também funciona como uma rede social, em que você poderá postar as informações sobre as suas pedaladas e também comentar as atividades de outros ciclistas.