Acabou de comprar uma bike nova ou resgatou a bicicleta que estava encostada na sua garagem? Seja para esses ou qualquer outro exemplo de “começo de pedal”, há vários erros frequentes de ciclistas iniciantes. Conheça 6 deles, para evitá-los e deixar o seu pedal mais seguro e eficiente!

Ainda que sejam muitas coisas para preparar antes de pedalar, tanto para a bike quanto para você, há itens e ajustes essenciais indispensáveis. E, ao evitar condições em que os problemas apareçam, você vai ficar bem estimulado a pedalar cada vez mais forte.

Veja essa lista de erros frequentes de ciclistas iniciantes e desmarque essas falhas da sua vida de biker!

1. Um dos maiores erros frequentes de ciclistas iniciantes é não usar capacete

Não dá para deixar de lado dessa lista esse item ‘básico do básico’ que ainda muitos novos ciclistas deixam de usar. O capacete é obrigatório para evitar machucar sua cabeça em uma queda que, por menor que seja, pode trazer sérios ferimentos.

Por esses motivos o capacete já é quase parte do corpo de ciclistas mais experientes, e deve ser usado à risca por quem começa a pedalar!

2. Deixar de se hidratar

Se não tomar água diariamente mesmo sem sentir sede já é ruim para o organismo, imagine pedalando, uma atividade física que exige alta energia do corpo?

Pois é, hidratar-se antes dos pedais é parte do ritual de preparação pré-pedal. E além de tomar bons goles de água ou sucos antes de partir com seus amigos, leve uma garrafa com água bem gelada para beber durante o percurso!

3. Usar qualquer bermuda para pedalar

Mesmo se você acha a bermuda de ciclismo ridícula por ser bem justa ao corpo, deve saber que ela o protege e deixa seu pedal muito confortável!

Usar bermudas ou calças comuns pode assar suas virilhas, além dos tecidos ficarem encharcados e pesados de suor. Na bike o que vale muito é a funcionalidade de cada item para a prática do esporte. E se você não gosta do visual da bermuda para ciclismo, use uma de tecido leve por cima!

4. Colocar o selim na altura errada

Tocar os pés no chão enquanto você está sentado no selim pode dar a sensação de segurança para não cair, mas essa posição na bike está errada!

Suas pernas devem esticar quase que por completo enquanto você pedala, para usar toda a força desses membros. E para isso, o selim deve ficar numa altura próxima ao seu quadril, o que impede que mesmo montado na bike seus pés não alcancem o chão.

5. Calibrar errado os pneus

Um dos erros frequentes de ciclistas iniciantes é colocar ar demais nos pneus, ou simplesmente achar que os pneus estão bons para o pedal, sem calibrá-los antes.

Os pneus devem ter uma calibragem de acordo com o que eles suportam, e também com o terreno em que você vai pedalar. Para ver os limites de calibragem do pneu, é só olhar nas laterais dele e procurar pelos números que vem antes das siglas PSI ou BAR, que indicam a pressão!

6. Não ter um kit básico de iluminação

Nunca deixe de iluminar o seu caminho para um pedal, e também de fazer ser notado pelos outros nas vias e trilhas, ainda que seja num dia com sol. Grandes erros frequentes de ciclistas iniciantes são não usar as iluminações dianteira e traseira, pensando que motoristas, pedestres, e outras pessoas irão avistá-los de longe, no escuro.

A iluminação para a bicicleta tem o importante papel de sinalizar que você está na via, trilha ou outro local. Seja de manhã, em que o céu está claro, ou no breu, as luzes devem ser usadas na sua bike!

Se você já fez algum desses erros frequentes de ciclistas iniciantes e ouviu sermão de seus amigos de pedal, ótimo! É sinal que você pedala com bikers mais experientes e que vão te ajudar nos giros por qualquer lugar.

Mas, se você comete alguns ou todos esses pontos, coloque já em prática a solução de cada um deles!

Além de evitar esses erros frequentes de ciclistas iniciantes, depois de ler esse artigo é hora de se preparar para encarar mais desafios de novatos. Logo você vai pedalar em grupos lotados, então veja essas dicas para ficar em segurança no meio de muitos bikers!