Os amantes do pedal costumam se preocupar com a corrente, pneus e outros utensílios. Mas o que muita gente esquece é que cuidar quadro da bicicleta é essencial para mantê-la conservada e bem preservada.

Assim como outros componentes da bike, o quadro necessita de cuidados específicos. A primeira dica é meio óbvia, mas muitas vezes passa despercebida: ao escolher o modelo do seu quadro, é essencial levar em conta a modalidade que você pratica. Praticantes de Mountain Bike, por exemplo, devem adquirir modelos de acordo com essa escolha; mas não é só isso.

Para manter sua magrela em perfeito funcionamento, vários fatores devem ser levados em consideração. Pensando nisso, separamos 6 cuidados essenciais que você deve ter com o quadro da bicicleta. Acompanhe!

Cuidados ao comprar uma bicicleta nova

1. Tenha atenção ao escolher o tamanho do quadro da bicicleta

Não existe situação mais desagradável do que pedalar com um quadro de tamanho errado. Isso causa dor, cansaço e atrapalha e muito o rendimento de quem está na bike.

O que determina o tamanho do quadro ideal é a altura do cavalo do ciclista. Se você ainda não sabe, o cavalo é a medida da parte interna de suas pernas, da parte inferior do púbis até o chão.

O valor do cavalo será o tamanho aproximado do quadro ideal para uma pessoa. Existe uma fórmula bem simples que pode ajudar, veja só:

  1. Speed: altura do cavalo x 0,65;

  2. Mountain Bike: altura do cavalo/2,54 – 14.

Assim, uma pessoa praticante de Speed que tem o cavalo 83, deverá se adaptar melhor ao quadro de tamanho 54.

2. Evite fazer modificações no projeto original

Sabemos que, muitas vezes, a nossa bike não vem do jeito que queríamos e é nesse momento que entra a reforma. Mas, em se tratando do quadro, é importante evitar fazer modificações no projeto original. Alterações de componentes podem criar pontos de tensão e fazer com que sua bike não funcione da maneira correta.

3. Escolha o modelo correto de acordo com a modalidade de ciclisco

Como falamos, escolher o quadro de acordo com a modalidade de ciclismo a ser praticada é uma das regras mais importantes. Praticantes de Mountain Bike, por exemplo, devem optar por quadros mais reforçados capazes de aguentar os impactos causados por buracos e obstáculos. 

Já os ciclistas da modalidade BMX necessitam de um quadro mais comprido. Se você tem dúvidas sobre o modelo ideal para o seu caso, consulte um profissional. Jamais faça escolhas sem ter certeza. 

Conservação do quadro de bicicletas usadas

4. Tenha cuidado com produtos derivados do petróleo

Para manter o quadro da bicicleta sempre conservado, é importante evitar ao máximo o contato do objeto com produtos derivados de petróleo, como benzina, tiner e querosene. Lave o local somente com água e sabão neutro.

5. Invista em um protetor de quadro

As chicotadas que as correntes lançam no quadro podem arrancar o verniz e criar falhas na fibra. Por isso, considere a opção de adquirir um protetor de quadro, como os feitos de borracha ou de papel contact. Ele vai manter a sua bike protegida e bem cuidada por mais tempo.

6. Tome cuidado na hora de estacionar

Ao estacionar a sua bike, certifique-se de que o quadro não está encostando na parede ou em outros objetos para evitar que sua pintura seja danificada. Além disso, caso perceba alguma área descascada, proteja-a imediatamente com esmalte de unha ou com um adesivo.

Depois, leve a magrela a uma oficina especializada. Jamais tente fazer reparos sem a ajuda de um profissional.

Agora que você já sabe como cuidar do quadro da bicicleta, aprenda a conservar as correntes. Boa leitura!