Você sente que precisa de uma energia extra para conseguir vencer uma subida ou pedalar por longas distâncias, sem sofrer? Então precisa saber quais são os alimentos estimulantes que devem fazer parte da sua alimentação pré-treino, para pedalar mais e melhor.

Principalmente se você tem o metabolismo acelerado, em que a queima de calorias é muito alta, vai precisar de energia de sobra para enfrentar um pedal. O estoque de energias no organismo é muito exigido durante um pedal, e seu corpo precisa ser bem abastecido para aguentar a intensidade de um passeio ou treino.

Saiba como garantir uma boa dose de energia ao seu corpo, para encarar o pedal de cada dia. Descubra neste artigo, 6 alimentos estimulantes ótimos para a atividade!

Veja os 6 alimentos estimulantes para dar muita energia ao pedal

Confira quais são os alimentos energéticos, além de dicas de consumo para melhorar o efeito benéfico ao seu organismo!

1. Pão integral com queijo branco

O pão integral é uma fonte de carboidratos e fibras de lenta absorção pelo organismo, diferente do pão comum com farinha branca. Além disso, dificilmente ele provoca aquela sensação de barriga cheia, já que suas fibras auxiliam na digestão.

Para completar, coloque junto um alimento de alto valor proteico, como queijo branco, que, ao mesmo tempo oferece os elementos para energizar seu pedal, e é muito leve. Se você quiser dar um sabor mais reforçado ainda, coloque peito de peru também — que tem pouca gordura.

2. Suco de laranja

A laranja é rica em vitamina C e fonte de carboidratos, que garantem alta anergia para atividades físicas. Se a fruta estiver bem doce, é um ótimo sinal, pois, mostra que ela está com muita frutose, açúcar natural das frutas — ideal para turbinar o treino.

Você pode tanto consumi-la in natura como em suco. A primeira opção é completa, já que os pequenos gominhos são melhor aproveitados. A segunda é refrescante, principalmente no calor, e o organismo também metaboliza rapidamente o líquido.

3. Chocolate

Apesar de o chocolate concentrar gordura, ele é um bom aliado na prática dos seus pedais. Isso porque além de ser um alimento energético, ele tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que preservam melhor o seu organismo.

Escolha opções mais amargas, assim, a taxa de gordura tende a descer e a de cacau a subir — e é aí que mora o benefício desse alimento. Consuma poucos tabletes antes de partir para o pedal, tanto puro, quanto em barrinhas de cereal. Ou se preferir, faça leite com chocolate em pó, assim você também aproveita os benefícios do leite, rico em cálcio.

4. Tapioca

A tapioca tem alto índice glicêmico, ou seja, é rica em carboidratos, o que a faz ideal para ser usada como um dos alimentos estimulantes para o seu treino de bike. O alimento ainda tem índices quase zero de colesterol e gorduras saturadas, o que a faz perfeita para atividades físicas.

Contudo, o recheio da tapioca deve ser considerado também, para você obter todos os benefícios desse prato. Invista em recheios como o de queijo branco, com tomate e peito de peru, que é uma mistura leve e muito proteica.

5. Iogurte

Os iogurtes são alimentos estimulantes ótimos para beber, bater na vitamina, tomar com mel, puro, ou do seu jeito. Além da grande vantagem de poder ser consumido de várias formas, o iogurte é uma fonte concentrada de proteínas e carboidratos, dupla que constrói massa magra e oferece energia para o pedal.

Outra vantagem que faz do iogurte um ótimo aliado aos seus passeios e treinos, é que ele é rico em cálcio, elemento que fortalece os ossos. Como dica, vá de versões desnatadas, assim elas têm pouca gordura — o que é dispensável para a prática de esportes.

6. Açaí

Uma das frutas mais famosas do Brasil é também uma das melhores parceiras de quem faz um pedal na trilha ou na estrada. O açaí é rico em vitaminas B1, C e E, tem poucas calorias e ainda é rico em gorduras mono-insaturadas — que ajudam a diminuir o colesterol ruim.

Todas essas substâncias compõem a fruta de cor vibrante que fornece muita energia ao seu pedal. Você pode incrementar essa dose de energia com frutas, como banana e morango, e usar aveia ou granola. Consuma tanto congelado como sorvete ou sucos, que os benefícios serão iguais.

Se a sua intenção é fazer treinos extensos e pesados, aumente a quantidade de alimentos estimulantes que vai comer antes do treino. E também não esqueça de levar alimentações, para o retorno, assim você terá energia na medida para ir e vir de qualquer pedal.

Comente aqui abaixo quais desses alimentos você vai consumir mais para dar energia ao seu pedal!