Um novo ano chegou e, com ele, várias competições de mountain bike já dão as caras na agenda de 2020. Se você não for participar, pelo menos que seja para acompanhar o que há de melhor no MTB competitivo mundial.

Se você pretende encarar uma ou várias das maiores provas de MTB do mundo este ano, deve se preparar com muita determinação. Afinal, os melhores pilotos estão sempre se esforçando ao máximo para chegarem ao pódio.

Então, treine muito, anote na agenda estas 6 competições de mountain bike para 2020 e encare os desafios ou acompanhe-os de perto!

Confira 6 competições de MTB mundial que vão bombar em 2020

1. Absa Cape Epic

Cape Epic 2020

Imagem: Absa Cape Epic

Tida como a Tour de France do mundo das MTBs, a Cape Epic é a maior ultramaratona de cross country, do mundo.

O percurso dividido em 8 etapas altamente técnicas e difíceis para qualquer piloto já teve a altimetria de trechos divulgada. Ao todo, são mais de 15 mil metros de subidas nas terras sul-africanas, que desafiam os melhores competidores do mundo em meio ao sol do continente.

Datas: 15/03 a 22/03/2020

2. Desafio Super Brou Espinhaço

Desafio Super Brou Espinhaço 2020

Imagem: PraQuemPedala

O desafio mais bruto do Brasil, como diria o Brou Bruto, vai cravar em 2020 sua marca também. O Desafio Super Brou Espinhaço, com dois dias de mountain bike mais raiz possível, é a prova imperdível para o ano.

Pedras, montanhas, descidas, subidas muito íngremes e bastante lama — se chover, é claro — vão rechear o campeonato brasileiro. Para não perder, a prova já está com as inscrições abertas desde dezembro de 2019. Desafio maluco, como já diz o jargão do criador.

Datas: 28 e 29/03/20

3. Copa Internacional de Mountain Bike Araxá (CIMTB)

CIMTB 2020

Imagem: Pedal Leve Team

Uma das provas mundiais de MTB mais clássicas é feita aqui no Brasil — que privilégio para o esporte e ciclistas brasileiros. A Copa Internacional de Mountain Bike de 2020 está de arrebentar.

O primeiro circuito ocorre em Araxá, cidade interiorana de Minas Gerais, que abre as alas desse que é uma das maiores competições de mountain bike do mundo.

Depois, a próxima etapa já está definida para ser na serrana Petrópolis, no Rio de Janeiro. O destaque é que a pista petropolitana tem assinatura do Henrique Avancini.

Já a terceira etapa retorna à Minas Gerais, mas dessa vez no município de Congonhas. Uma cidade que reserva suas belezas da época do Brasil Colônia, e vai oferecer muito chão de terra para o evento.

Datas: 23/04/20 a 30/08/20

4. Copa do Mundo de MTB

Copa do Mundo de MTB 2020

Imagem: Red Bull

A etapa mais disputada entre os pilotos de downhill e cross country olímpico acontece em vários países europeus. No XCO, as fases começam a rolar na cidade de Nové Město, na República Tcheca, em pistas feitas pela União Ciclística Internacional.

Por causa da disputa olímpica em Tóquio, todas as corridas da Copa do Mundo de MTB acabaram sendo remanejadas de datas. Porém, nada que impeça você de acompanhar de perto ou mesmo de longe, as provas.

A prova final da Copa do Mundo de MTB será em Albstadt, na Alemanha. Ao todo, serão seis etapas de prova de mountain bike e oito de downhill, sendo que as competições das descidas extremas, acontecem antes do início das de XCO.

Datas: 25 a 28/06/20

5. Olimpíadas de Tóquio 2020

Tóquio 2020

Imagem: GRNews

Sediadas na terra do sol nascente, as Olimpíadas de 2020 têm tudo para acalorar o país oriental com as provas de MTB. Imagens sobre a já feita corrida de teste, mostram que o circuito é bastante largo e cheio de trechos altamente técnicos, com drops gigantes.

Na etapa de teste, o suíço Nino Schurter se consagrou como o campeão. O brasileiro Henrique Avancini chegou em 5º posição. Com esses resultados, essa corrida promete.

Datas: 27 e 28/07 — provas de MTB

6. Brasil Ride

Brasil Ride 2020Imagem: Revista Bike Action

Uma das maiores ultramaratonas do mundo já está marcada para outubro de 2020, e pede muito preparo de quem vai se aventurar nos mais de 600km de percurso.

Ao todo, 500 participantes podem correr no campeonato, que tem estrutura completa de um megaevento desse tipo. Ambulâncias, barracas para dormir, alimentação, mecânicos e outros serviços essenciais à prova de resistência, são disponibilizados.

As inscrições já estão abertas e se você quiser uma vaga deve correr para garanti-la. Caso contrário, vale a pena assistir as etapas e torcer para quem estará lá correndo, seja um amigo, um time ou o seu ídolo no ciclismo mesmo.

Datas: 18 a 24/10/20

Com esse blog e diversos canais no YouTube para acompanhar em alta qualidade as maiores competições de MTB de 2020, essas provas só ficam mais emocionantes. Que vençam os melhores.

Acompanhe também matérias e assuntos sobre o mountain bike mundial. Assine nossa newsletter e fique por dentro de cada pedal no mundo!