As paisagens naturais da cidade maravilhosa reservam passeios inesquecíveis para ciclistas que curtem um terreno off-road. E há ótimas trilhas de mountain bike no Rio de Janeiro para todos os fôlegos e pernas, do iniciante ao experiente.

Conheça agora 5 excelentes trilhas de mountain bike no RJ!

1. Comece pelas trilhas de mountain bike no Rio de Janeiro mais fáceis: Bike City Tour em Arraial do Cabo

O trajeto que sai do Arraial do Cabo percorre sua costa e passa pelo Mirante do Pontal do Atalaia, até a ponta da costa, depois das prainhas do Pontal.  

Esse percurso pode parecer intimidador, mas é ideal para iniciantes, já que tem terreno misto com terra e asfalto, e possui pouco mais de 17 km.

Além da facilidade, o outro atrativo dessa rota são os visuais incríveis vistos de cima dos morros. Uma boa dica para fazer esse caminho é sair cedo para aproveitar as paisagens à luz do dia, além de tomar um bom sol!

2. Treine forte aqui: Macaé MTB Cup – Campo do Morro Grande

A trilha da cidade de Macaé percorre o Campo do Morro Grande e sediou o primeiro campeonato de XCO Macaé MTB Cup, em 2011. Por isso o trajeto é conhecido pelo nome da prova.

Se o espaço já foi usado para competições, para treinos intensos ele é perfeito.  O local é quase inteiramente de mata fechada, mas os single tracks estão bem preservados já que o fluxo de mountain bikers lá é frequente.

Seu percurso tem cerca de 5 km, mas que são ideais para treinos fortes, já que o trajeto é muito técnico e exige boas habilidades em duas rodas. Mas ainda assim não há muitas subidas e existem partes abertas com terra batida, que aliviam as pernas.

3. Muitas subidas e descidas nessa: Caminho Frade Tapera

O caminho que começa na estrada do Frade exige pernas resistentes para subir, já que ao todo são mais de mil metros de altimetria de subidas acumuladas.

Mas todo o esforço é recompensador em suas descidas de terra batida. Ao total são 23,6 km de trajeto com muitos morros, locais tranquilos e visuais relaxantes.

O recomendado é levar muita água e suprimentos já que essa é uma das trilhas de mountain bike no Rio de Janeiro com poucos pontos para abastecimento. Se você vai encarar esse passeio, vá em grupo e bem preparado para suportar as subidas!

4. Viaje por essa trilha: Pedal da Carrapeta

Esse passeio é uma verdadeira viagem pelas trilhas de mountain bike no Rio de Janeiro. Sua extensão de ida e volta dão 96 km, mas que podem ser feitos com bastante treinamento para não suar muito a camisa.

A maior característica desse percurso que sai de Macaé e chega a Conceição de Macambu é que ele é cheio de estradões de terra quase planos. Isso facilita muito o roteiro, que reserva boas paisagens.

Mas, como em qualquer pedal longo, para garantir a segurança, esteja com a manutenção da bike em dia, leve suprimentos e muita água e alimentação. Já que não há restaurantes no caminho, previna-se!

5. Variações de terreno aqui: Trilha Volta do Lago – Madalena

Essa é uma das trilhas de mountain bike no Rio de Janeiro com terra mais seca, lugares calmos e com vistas panorâmicas.

Sua entrada fica próxima à estrada Santa Maria Madalena, e o caminho completo rodeia o Horto Central Florestal Santos Lima. O que garante visuais com muitos morros de reserva natural.

O percurso inteiro beira 60 km e exige muito treino, já que mescla estradões de terra, subidas íngremes, grama e alguns single tracks.

Além de levar suprimentos e fazer uma boa refeição antes de partir para o pedal, você pode contar com alguns pontos de parada nessa trilha.

Fazer uma pausa para comer entre amigos é uma das melhores coisas que a bike pode oferecer, ainda mais numa trilha como essa!

A cidade que já foi sede do campeonato olímpico de cross country em 2016, prova que é ideal para a prática do esporte! Seja para passear e admirar lugares naturais como para treinar e conquistar um pódio em uma competição.

Suas pernas já estão coçando para fazer uma dessas trilhas de mountain bike no Rio de Janeiro? Se você tem uma boa dica de trilha para fazer no RJ, comente aqui abaixo para a gente!