Descobrir uma trilha para pedalar pode ser mais fácil com um guia de dicas, certo? Por isso, neste artigo trouxemos uma lista com cinco trilhas de mountain bike em Brasília, para você escolher em qual vai rodar com a sua bike. A capital federal abriga diversos roteiros que vão do nível fácil ao bem difícil, é só escolher o seu!

1. Fazenda Taboquinha: cuidado com o barranco!

Fonte da imagem: Lobo Guará MTB

Começar pelo mais fácil às vezes é o melhor caminho. E a trilha da Fazenda Taboquinha é um exemplo disso.

Com pouco mais de 29 km, essa trilha mistura trechos curtos de estradões, com longos percursos de single tracks. A Fazenda Taboquinha é uma das trilhas de mountain bike em Brasília, de nível moderado. Isso porque exige força nas pernas para enfrentar subidas bem íngremes com cascalho, e para descer em alta velocidade desviando de buracos e pedras.

Um ponto deste trajeto cheio de desafios e visuais bonitos são seus trechos estreitos que beiram barrancos. Então, se você deseja se aventurar por essa trilha é melhor não ter medo de altura!

A trilha da Fazenda Taboquinha fica na região do Altiplano Leste e é dentro de uma propriedade privada. Por esse motivo, e para claro, manter a qualidade e segurança do espaço, para pedalar por lá você deve pagar. Mas, não se preocupe, de acordo com grupos de pedal que frequentam o lugar, são R$ 10 por ciclista. Então, a brincadeira vale o investimento!

2. Trilha da Igrejinha: muitas descidas no caminho

Fonte da imagem: Brasília.Bikers

A “Trilha da Igrejinha” foi batizada com esse nome por causa da Capela São Francisco de Assis, que é um dos pontos do percurso.

Essa é mais uma das trilhas de mountain bike em Brasília, de nível técnico moderado. O percurso de pouco mais de 48 km começa no Auto Posto Chaves e atravessa dois espaços rurais, o Ponte Alta e o Casa Grande.

O interessante é que a “igrejinha” é como um marco na dificuldade desta trilha. Antes de chegar à capela, o trajeto é de estradões; após cruzar o templo, o caminho fica cada vez mais duro. Descidas cheias de pedras e single tracks se prolongam até o final do circuito.

Se você gosta de rezar e pedir uma benção nos pedais, vale a parada na casa de Deus pra fazer o pedido antes de enfrentar esta trilha!

3. Circuito FLONA: segurança e diversão num lugar

Fonte da imagem: ICMBio/Divulgação

Você é o tipo de ciclista que gosta de conhecer o terreno aos poucos antes de pedalar pra valer? A Floresta Nacional (FLONA) de Brasília é uma ótima opção pra isso.

No espaço há, ao total, sete trajetos, em que o menor tem 5 km e o maior 44 km; todos com nível moderado. E pra qualquer escolha, o terreno que predomina é o famoso estradão de terra, e ainda existem curtas passagens com single tracks.

Este é um percurso em que a sua segurança estará reforçada, já que estamos falando de uma trilha dentro de uma unidade de conservação do país. Por ser um espaço cuidado pelo governo por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Circuito FLONA é todo sinalizado. O que ajuda muito se você é um iniciante!

Pra facilitar sua pedalada por esta que é uma das trilhas de mountain bike em Brasília mais seguras, você pode acessar o site do ICMBio e baixar o mapa georreferenciado completo da trilha. Além dessa vantagem, o Circuito FLONA é aberto todos os dias e é gratuito!

4. Trilha Catingueiro: boa opção para treinos

Fonte da imagem: Bit Biker

Esta é uma trilha ideal se você busca ganhar muita resistência!

Começando na região da Vila Boa Vista, em frente à Escola Classe Rural Boa Vista, o trajeto pode te enganar no grau de dificuldade pelo quesito distância. Com apenas 27 km, a trilha do Catingueiro é cheia de subidas curtas e íngremes, que pedem boa resistência para chegar aos seus topos.

Além da característica como uma trilha de nível moderado, o caminho também possui estradões e algumas descidas com muitas pedras. Então, cuidado!

5. Trilha Pé D’Serra: a ‘mais punk’ das trilhas de mountain bike em Brasília

Fonte da imagem: Alessandro Braga

Este artigo começou pelo caminho mais fácil, então vamos terminá-lo com uma das trilhas de mountain bike em Brasília, mais difíceis!

A “Trilha Pé D’Serra” tem um percurso de 100 km (!), então já sabe que aqui o pedal é bruto. Sua maior parte – 60 km – é de estradões de terra, enquanto o seu restante é de estrada asfaltada. Apesar de ter muitas descidas em seu início, esta trilha reserva muitas subidas em redor da cidade de Brazlândia (DF) – muito próxima de Brasília – que é por onde todo o trajeto percorre.

O negócio aqui é nível hard então é melhor treinar muito além de levar um bom estoque de suprimentos para superar este desafio!

E aí, já está com as pernas coçando para fazer uma ou todas estas trilhas de mountain bike em Brasília? Conta pra gente o que achou desse conteúdo, nos comentários!