Bons momentos de lazer e descanso depois de pedais longos são necessários a qualquer ciclista. O que vai muito bem nessas horas pós-pedal, ou durante um fim de semana, é um filme. Mesmo sem pedalar os ciclistas vivem pensando em bike. Por isso, unimos o útil ao agradável e fizemos uma lista com 5 filmes sobre ciclismo.

Uma arte que é mestra em fazer seu público sentir as emoções transmitidas por histórias e personagens é o cinema. E quando a sétima arte conta enredos em que a bike é tema central, surgem ótimas aventuras!

Conheça 5 ótimos filmes sobre ciclismo que contam cada um de sua maneira, histórias espetaculares sobre os pedais!

Confira 5 incríveis filmes sobre ciclismo para assistir

1. O Escocês Voador (2006)

Este longa-metragem conta a saga real do ciclista Graeme Obree, que buscou, diante de muitas dificuldades realizar um feito histórico no mundo do ciclismo.

A vida de Obree não é fácil dado seu distúrbio bipolar, que afeta seu humor e motivação, e ainda fica mais difícil com sua loja de bikes em crise. Mesmo assim, ele decide construir uma bike para quebrar um recorde no velódromo.

Com um projeto em mente, peças sucateadas e mais alguns aparatos retirados de uma máquina de lavar roupa (!), Obree se lança numa jornada de superação. O Escocês Voador (The Flying Scotsm) mostra que a busca da realização de um sonho vai além do que você pode imaginar!

Disponível na Google Play e Netflix.

2. Pantani: A Morte Acidental de um Ciclista (2014)

O documentário narra a trajetória fenomenal de Marco Pantani, um dos maiores escaladores do ciclismo de estrada da história das competições.

No doc. o ciclista italiano é trazido em trechos de vídeos oficiais, gravações, e também pela ótica de pessoas que conviveram com ele. É possível ver desde os primeiros pedais de “Il Pirata”, como o competidor era mais conhecido, até sua ascensão e queda.

O vídeo mostra os melhores momentos do profissional, como as vitórias do Giro d’Italia e o Tour de France, em 1998. Porém, assim como Marco subiu no esporte, sua carreira desceu em uma controversa história que envolve suspeitas de doping, máfia no ciclismo e outras polêmicas.

O filme é disponibilizado na Google Play, em seu título original Pantani: The Accidental Death of a Cyclist

3. Memória em branco – Um documentário sobre ghost bikes (2017)

O minidocumentário produzido por alunos de jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo mostra o significado das ghost bikes, bicicletas que ficam em locais em que houve acidentes fatais com ciclistas.

A narrativa traz a bike pintada de branco, e muitas vezes pendurada em postes pelas cidades do país, e seu papel na conscientização dos acidentes. Ciclistas contam histórias em cima da bike, perigos que enfrentam diariamente nos centros urbanos, e evidenciam as questões de falta de segurança e respeito nas ruas.

O vídeo capta os problemas comuns de qualquer ciclista, e mostra os desafios de se pedalar na cidade e em outros locais nada amistosos para as bicicletas.

Este filme está disponível em DVD.

4. Life Cycles (2010)

Life Cycles documenta os pedais e os cenários apaixonantes em que os mountain bikers adoram treinar: as trilhas. Esse é um dos filmes sobre ciclismo que irá agradar os mais aventureiros.

Simples e direto ao ponto, o filme retrata treinos de profissionais do MTB nas montanhas e singletracks do Canadá, com muita vivacidade. Toda a atmosfera da natureza e a energia dos ciclistas são grandemente exploradas por ângulos que trazem ao espectador todo o espírito do mountain bike.

Diversão, paisagens de tirar o fôlego, manobras e muito pedal na terra fazem de Life Cycles um dos filmes sobre mountain bike mais fantásticos já produzidos!

Este filme está disponível em DVD.

5. Perigo por Encomenda (2012)

A vida de um bike courier, mais conhecido como entregador, não é nada fácil, e Perigo por Encomenda (Premium Rush) extrapola os desafios vividos por um desses profissionais.

Com muitas entregas, prazos apertados, desgaste físico e o caos do trânsito urbano, um bike courier não precisaria de mais problemas para lidar. Porém, desta vez, o protagonista, um entregador que pedala, precisa entregar um envelope sob o encalço de um policial corrupto.

O desafio: o agente não pretende desistir de pegar o envelope, nem o entregador quer abrir mão de fazer sua entrega. Resta a você assistir para saber qual vai conseguir alcançar seu objetivo, né!?

Disponível na Google Play e na Microsoft Store.

Os filmes sobre ciclismo mostram histórias um tanto inusitadas assim como realidades muito próximas de qualquer ciclista. O que revela que além da diversão, os desafios e mensagens trazidas pelas histórias fazem refletir sobre diferentes cenários em que a bicicleta faz parte!

Você já assistiu algum destes ótimos filmes, já escolheu qual será o primeiro a ser visto, ou ainda tem uma boa dica para a gente? Comente abaixo!