Seja pela manhã, tarde ou noite, fazer um pedal exige que você esteja preparado para que as dores no corpo não apareçam no caminho. E para que isso não aconteça, há muitas formas de se prevenir para aguentar até o último giro na volta para a casa. Se você quer evitar o cansaço no treino de bike, confira agora nossa lista com cinco dicas práticas!

Acerte na alimentação

Nada melhor do que uma boa alimentação antes do treino para abastecer o corpo. Aqui a dica é a mesma para qualquer tipo de treino: coma, no mínimo, meia hora antes de sair para pedalar, para dar tempo de seu corpo absorver os nutrientes. O que vai mudar na escolha da sua dieta pré-treino são a quantidade e os tipos de alimentos.

Se você vai fazer treinos curtos e explosivos, que demandam muita energia, a base alimentar deve ser quase que 100% carboidratos. Batata, pão e macarrão fornecem doses suficientes para aguentar o tranco.

Já se você faz treinos longos e cadenciados, além destes alimentos, você deve repor a energia durante o pedal. Frutas como banana e maçã, além dos géis de carboidratos, vão te salvar na hora em que a fome chegar!

Além destes alimentos, e mais do que essencial, beba muita água antes e durante o seu treino. A água funciona como um catalisador para que seu organismo absorva e faça a reposição de nutrientes com facilidade. Fora isso, um suco de frutas naturais durante um pedal refresca e sempre vai bem!

Pratique alongamentos

De nada adianta sair com seu grupo ou sozinho se o seu corpo não está com o pique para pedalar. Os alongamentos são seus aliados na hora de evitar o cansaço no treino de bike.

Além de fazer com que seu corpo já comece a se movimentar antes mesmo do treino, eles aquecem seus músculos e mantêm longe as dores causadas pelo esforço muscular. Além do que, com uma simples série de alongamentos, lesões e distensões musculares são evitadas. Fora todos esses benefícios, o resultado extra do aquecimento é deixar você mais desperto para o treino!

Controle o seu ritmo para evitar o cansaço no treino de bike

Para curtir o treino, você deve também compassar o ritmo como pedala. Desde a saída até a sua chegada, avalie antes o percurso e como você deve pedalar em cada trecho, sem se esforçar tanto.

Se o treino é longo, de que adianta arrebentar no ritmo logo no começo? Além de controlar a sua respiração, equilibre a intensidade de suas pedaladas em subidas e retas e descanse as pernas nas descidas. Essas são estratégias para qualquer ciclista que não quer sentir dores (principalmente de cabeça!) ou cansaço no treino de bike.

Faça uma pausa curta

Fazer um pit stop não faz mal a ninguém. Mesmo se você faz treinos mais rápidos, um intervalo bem curto vai te ajudar a voltar com mais disposição na hora de encaixar os pés nos pedais.

Além de aliviar a tensão nos músculos e servir como momento para comer e beber, a pausa faz com que seu corpo se recupere da alta carga de esforço. Mas cuidado, pausas longas esfriam o seu corpo e atrapalham sua retomada. Interrompa o pedal o tempo suficiente para se alimentar e bater um papo com seus amigos!

Deixe a bike com a manutenção em dia

Falamos até agora sobre vários pontos que envolvem apenas você para evitar o cansaço no treino de bike. Mas, e a sua bike? Ela também tem muito a ver com esse assunto!

A bike com a manutenção em dia te ajuda em seus treinos. Como? Você já deve ter ouvido algum ciclista falar no meio do treino: “lá vem o ‘roda presa’”. Pois é, essa frase pode ser sinônima de freios desregulados ou de roda desalinhada.

Além da regulagem de freios, os câmbios e a relação merecem muita atenção. A passagem de marchas feita no instante em que você muda no passador e o freio que não trava no aro ou no disco, não deixarão o cansaço chegar por motivos mecânicos.

Você não iria gostar nada de descobrir ao final do treino, que não era o trajeto que era difícil, mas sim, a roda é que estava meio travada, não é?

Além desses ajustes, manter a bike limpa, a corrente lubrificada e os pneus bem calibrados também são fundamentais! Para aproveitar ao máximo seus treinos e não deixar a sensação de dor fazer do seu pedal um sofrimento, coloque essas dicas em ação.

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