Pedalar na chuva pode ser perigoso ou, pelo menos, é o que todo mundo diz. Entretanto, se você é um verdadeiro apaixonado pelo esporte, sabe que as condições climáticas dificilmente segurarão você.

Pensando nisso, levantamos algumas dicas para que você possa pedalar sem dificuldades em tempos de chuva, prezando sempre por sua segurança. Ficou curioso? Conheça agora mesmo quais são elas:

1. Escolha a roupa ideal

Ter uma roupa fresca e leve é fundamental para qualquer pessoa que goste de pedalar. Nos tempos de chuva, além de serem leves, esses modelos devem facilitar a transpiração, pois assim secam com mais facilidade e você pode aproveitar melhor o momento.

Além disso, é fundamental investir em uma capa de chuva, de preferência aqueles modelos tipo poncho. Assim, você protege seu tronco, a cabeça e parte das pernas — tudo isso sem atrapalhar sua movimentação. Para garantir uma durabilidade melhor, aposte em modelos mais elaborados, pois, desse modo, você consegue usar várias vezes em seguida.

2. Mantenha os pés secos

Essa é outra medida de segurança e que faz toda diferença, já que você pode derrapar com mais facilidade se os pés estiverem molhados. Uma alternativa é colocar uma sacola plástica em volta de cada pé e da meia também, evitando o contato com a água. É claro que essa opção é um pouco mais amadora, mas ajuda bastante.

Quem tem um perfil mais profissional ou quer garantir uma proteção melhor, pode investir em um overshoes. Essa é uma cobertura impermeável que protege o seu calçado, deixando seus pés secos. Entretanto, pode ser bem difícil encontrar no Brasil. Existem também outros calçados mais específicos para esse momento e você também pode investir nesse sentido.

3. Invista nos equipamentos certos

Existem alguns equipamentos que podem ajudar a manter o equilíbrio e se livrar das derrapagens desnecessárias. Você pode investir em para-lamas, por exemplo, uma maneira de se proteger da água suja que sobe do chão.

Algumas bikes não apresentam esse suporte, então você precisa de modelos que prendam embaixo do garfo e no canote. Quem tem bagageiro deve colocar um outro para-lama nessa parte também, pois assim sua barragem fica preservada e não suja tanto.

4. Utilize luvas

O uso de luvas é indicado em diversas situações — e não seria diferente para quem gosta de pedalar na chuva. Elas protegem a sua mão em uma eventual queda e ainda garantem uma aderência melhor enquanto você pedala, o que torna a atividade mais segura.

Você pode ter modelos diferentes para frio e calor. No verão, opte por modelos com os dedos para fora, enquanto, no frio, é melhor deixar tudo fechadinho para a mão não ficar muito enrijecida.

5. Tenha uma roupa extra na mochila

Ficar com roupa ou tênis molhado é péssimo — isso ninguém consegue negar. Portanto, não importa se ela favoreça a transpiração ou se você tem protetores para os pés, é bom sempre ter uma roupa para trocar. Afinal de contas, sejamos francos: sempre nos molhamos um pouquinho, não é mesmo?

Leve tudo em uma sacola na mochila (para que a roupa extra não fique molhada também) e troque tudo quando puder. Você vai se agradecer por ter tido esse cuidado.

Depois de conhecer esses cuidados que você deve adotar para pedalar na chuva, a aventura vai ficar ainda mais agradável! Cuide da sua segurança e aproveite a adrenalina de uma forma ainda melhor.

Para continuar acompanhando as nossas dicas, que tal acompanhar a Bike Registrada nas redes sociais? Estamos no Facebook, Twitter, YouTube e Instagram.