Não é nenhuma novidade que as bikes sejam consideradas por muitos como um símbolo de sustentabilidade. Na Europa, por exemplo, elas são abundantes. Basta passear por cidades como Amsterdã para encontrar muitas delas pelas ruas da cidade. No Brasil, a “magrela” tem ganhado cada vez mais espaço, resultado da consciência de que é necessário preservar o meio ambiente e também do amor pelo esporte.

A cultura bicicleteira no Brasil cresceu tanto nos últimos anos que é possível encontrar muitas trilhas para mountain bike em São Paulo. Você procura uma trilha fantástica que mistura lindas paisagens e muita ladeira? Ou quer uma rota mais tranquila? Encontre a trilha ideal para você no post de hoje!

Trilhas para mountain bike em São Paulo – Trilha de Caucaia do Alto

A trilha de Caucaia do Alto fica próxima a São Paulo e agrada, principalmente, aos bikers que gostam de interagir com a natureza. O percurso de 35 quilômetros de distância (ida e volta) é uma ótima opção tanto para os bikers experientes como para quem está começando a praticar o esporte, pois não apresenta grandes dificuldades técnicas.

A trilha começa numa clareira e segue por áreas sombreadas ao longo de uma reserva florestal. Ao longo do percurso, os ciclistas são presenteados com dois descidões, fazendo a a alegria dos amantes Down Hill.

Informações importantes:

Localização: Rodovia Raposo Tavares, logo após a cidade de Cotia. 

Modalidade: Cross-country / Enduro / Maratona

Dificuldade: leve

Tipo de terreno: estradão

Distância: 35 Km

Trilhas para mountain bike em São Paulo – Limeira – Iracemápolis Morro Azul

Com 30 quilômetros de distância, na trilha de Limeira os bikers tecem um caminho que se alterna entre descidas suaves e subidas íngremes, mas deslumbrantes. A trilha passa pela Fazenda Histórica Morro Azul, que hospedou a família real brasileira no final do século XVIII.

Durante o verão, pequenos cursos d´água oferecem a trilha um local agradável para se refrescar depois de um passeio longo e quente. A cidade também brinda os visitantes com um belo açude, onde é possível avistar inúmeras aves como garças e araras. Entre as trilhas para mountain bike em São Paulo, essa é uma das mais visitadas e concorridas pelos amantes do mountain bike.

Informações importantes:

Modalidade: Cross-country/Enduro/Maratona

Dificuldade: moderada

Tipo de terreno: cascalho

Distância: 30 Km

Trilhas para moutain bike em São Paulo – Parque Estadual Ilhabela

Provavelmente está é uma das melhores trilhas para mountain bike em São Paulo. A maior parte da rota que dá acesso às praias paradisíacas é de areia compacta. O caminho de 34 quilômetros (ida e volta) é ideal para bikers experientes, pois tem um grau de dificuldade elevado.

A trilha do Parque Estadual Ilhabela também proporciona aos aventureiros o acesso ao mirante dos Castelhanos, um dos pontos mais bonitos do litoral sul do estado, uma parada obrigatória para quem se aventura por lá.

Informações importantes:

Como chegar ao parque: para visitar o local é preciso partir da cidade de Castelhanos. O translado está disponível de segunda a sexta-feira das 7h às 14h na ida e das 15h às 17h na volta.

Telefone: antes de ir é preciso agendar uma visita pelos telefones (12) 3896-2585 ou (12) 3896-1646.

>>>Leia também: Descubra como pedalar com segurança em situações extremas.

Trilhas para moutain bike em São Paulo – Brotas – Mundo Novo – Eucalipto – Brotas

A trilha começa na estrada municipal BRO-010 que liga Brotas a São Carlos, um trecho pouco movimentado. Essa parte da trilha é leve, com subidas pouco acentuadas. Ao passar pela Fazenda Mundo Novo (cerca de 17 km de Brotas), aproveite para beber água e recarregar as energias pois, a partir desse ponto, você vai passar por um longo trecho sem casas ou cursos d`água. Siga por mais 19 km e vira à esquerda. O trecho que se segue é mais estreito e poeirento que o anterior, por isso fique atento ao tráfego de veículos. 

Essa parte do percurso é ideal para bikers experientes, pois durante os períodos secos, os bancos de areia formam subidas íngremes e descidas que precisam ser traçadas com experiência. Já nos períodos de chuva, a região se torna muito alagada e escorregadia. Na parte final da trilha, a BRO-337 encontra a BRO-105 (Brotas – Ribeirão Bonito) após 10 Km (29 km do início) em uma região de muito cascalho, ladeada por uma enorme floresta de eucaliptos, o que permite ao biker fugir do sol e se refrescar um pouco antes de terminar o percurso. 

Informações importantes:

Localização: município de Brotas a cerca de 245 km da capital de São Paulo.

Modalidade: Estrada/Cicloturismo

Dificuldade: Moderada

Tipo de terreno: Estrada/Cascalho

Distância: 45 Km

Como vimos, há várias opções de trilhas para mountain bike, tanto para ciclistas iniciantes quanto experientes. Algumas com paisagens exuberantes que certamente irão proporcionar uma bela aventura. E aqui no blog do Bike Registrada você acompanha ótimas dicas para pedalar com segurança. Aposto que estão com vontade de fazer todas, não é mesmo?

E você? Das trilhas para mountain bike em São Paulo qual é a sua favorita? Tem outras trilhas para mountain bike em São Paulo que gostaria de indicar? Comente e compartilhe sua experiência com nossa comunidade de apaixonados por bike!