Fazer uma prova de bike não é para qualquer ciclista, mas sim, apenas para aqueles que estão preparados. Não estamos falando só de preparação física, como também de itens. Por isso, você deve conhecer vários equipamentos para levar em competições de MTB.

Seja um short track, uma maratona, uma ultramaratona ou uma prova de 12 horas, fazer um pedal competitivo tem as suas exigências. Além de treinar forte para aguentar o tranco nos dias de competição, é preciso se preparar com muitos equipamentos.

Se você já está se preparando para fazer as suas provas de mountain bike, não deixe de conferir estes 10 equipamentos para levar em competições de MTB!

Confira os 10 equipamentos para levar em competições de MTB

1. Bomba

Equipamentos para levar em competições de MTB, bomba de ar

Uma bomba de mão é extremamente importante se você usa pneus com câmara, mas não deixa de ser útil mesmo para pneus tubeless — sem câmara. No segundo modelo, em uma emergência durante a competição, você pode usar uma câmara e enchê-la com a bomba.

2. Kit de remendo a seco

Se você bater em uma pedra ou galho que fure o pneu, vai precisar reparar a câmara. O kit de remendo a seco é mais indicado, principalmente pela facilidade e rapidez de uso, já que não precisa de cola.

3. CO2

Equipamentos para levar em competições de MTB, CO2

Se a sua bike já conta com o sistema tubeless, você precisa de uma alta pressão de ar para calibrar o pneu depois que fizer o seu reparo e enchê-lo com o selante. Só assim o pneu fica com a garantia de que vai aguentar o restante da prova.

4. Selante

Se o seu selante funcionar na hora em que o pneu passar furar, será ótimo, senão você vai ter que usar o selante. Por isso, não espere a sorte chegar e prepare-se com esse, que é essencial dos equipamentos para levar em competições de MTB. Leve o suficiente para preencher os dois pneus.

5. Câmara reserva

A câmara reserva serve mesmo se a sua bike usar pneus com ou sem câmara. Por vezes, o rasgo na câmara vai ser tão grande que um remendo não vai dar conta de consertar. Ou se o selante acabar, você pode recorrer à câmara.

6. Gancheira reserva

É comum que em muitos campeonatos, mesmo nos mais leves, uma gancheira ou outra quebrem, já que o pedal nas trilhas traz esse risco maior. Pedras, buracos e galhos são alguns dos motivos.

Por isso, vá a uma loja próxima e veja se eles têm uma gancheira compatível com o quadro da sua bicicleta. Lembre-se que a peça deve servir exatamente como o modelo original.

7. Mochila de hidratação

Equipamentos para levar em competições de MTB, mochila

A mochila de hidratação é um dos melhores equipamentos para levar em competições de MTB, já que reserva bastante água para provas curtas ou longas.

Ainda, algumas MTBs full suspension, por causa do formato do quadro, não comportam duas garrafas. Para esses casos, nada melhor do que levar a mochila, que também oferece espaço para você guardar alimentos e outros itens.

8. Gel de carboidrato

Garantir energia durante a prova toda depende de alimentação, além de líquidos. O gel de carboidrato é excelente para suprir o seu organismo quando a energia começa a sumir. Você também pode comprar o carboidrato em pó e diluí-lo na água, assim você se hidrata e reabastece a energia de uma vez só.

9. Protetor solar

Além do capacete, que nem colocamos na lista, já que ele é obrigatório em provas, o protetor solar deve ser incluído nos equipamentos para levar em competições de MTB.

Geralmente os horários das provas são de dia, o que coloca você exposto ao sol intenso. Por isso, use sempre um protetor que seja de acordo com a sua pele.

10. Power link e pino de corrente

Se caso a sua corrente quebrar, você não vai ficar no meio do caminho se tiver um power link e o pino de corrente. Esses equipamentos para levar em competições de MTB, junto com a chave extratora de pino, funcionam bem e de maneira rápida.

Só lembre de comprar um power link e o pino de acordo com o número de velocidades da sua bike — 8v, 9v, 10v, 11v, 12v.

Para fechar, não esqueça de levar um kit multiferramentas com chaves allen, torx, philips e inclusive com a extratora de corrente. Esse kit é quase como um dos itens “mágicos” para qualquer pedal. Por isso, é essencial tê-lo junto aos seus equipamentos para levar em competições de MTB.

Assine a newsletter da Bike Registrada e acompanhe tudo sobre o mundo do MTB, ciclismo de estrada e bikes em geral!